AARSETH, E. (1997). Cybertext – Perspectives on Ergodic Literature. Baltimore, The Johns Hopkins University Press.
ADORNO, Theodor. Aesthetic Theory. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1997
AGRA, Lucio e COHEN, Renato (1997). Budetlie: Experimentos sobre o Futurismo e o Construtivismo. Disponível em http://www.pucsp.br/~cos-puc/budetlier/index`1.html Acessado em 11/03/2003.
AMERICA, Mark (2007). META/DATA: A Digital Poetics (Leonardo Books).
ARANTES, Priscila (2005) @rte e mídia. Perspectivas da estética digital. Editora Senac. São Paulo
ARNHEIM, Rudolf (1987). Arte y percepción visual. Berkeley, University of California Press, tradução espanhola por Rubén Masera. Buenos Aires, Eudeba.
BAIRON, Sérgio (1995). Multimídia. SP, Global (Contato Imediato).
BAKHTIN, Mikhail (1992). A estética da criação verbal. Trad. Maria Ermantina Galvão Gomes Pereira. SP, Martins Fontes. Original francês. (Ensino superior).
BARTHES, Roland (1992). Aula. Trad. Leyla Perrone Moysés. SP, Cultrix. Original francês
BALPE, Jean Pierre (24/5/2006) Palestra na faculdade Mackenzie , São Paulo
BAMBOZZI, Lucas. “O Fenômeno da Manipulação de Imagens”, in: revista Trópico. http://p.php.uol.com.br/tropico/html/textos/2555,1.shl .
________. “Outros Cinemas”, in: Maciel, Katia; Parente, André. Redes Sensoriais: arte, ciência e tecnologia. 1. ed. Rio de Janeiro: Contra Capa, Conta Capa, 2003. v. 1.
BASTOS, Marcus. Palavra e Imagem – Acordes Semióticos, do impresso ao digital. Dissertação de Mestrado em Comunicação e Semiótica, PUC-SP, 2000.
_________ “O grande vídeo”, in: revista Trópico. 31 de ago. de 2005. http://p.php.uol.com.br/tropico/html/textos/2639,1.shl .
_________. “Cultura Sampler”, in: revista Trópico. 30 de abr. de 2003. http://p.php.uol.com.br/tropico/html/textos/1626,1.shl .
BEIGUELMAN, Giselle (2001-2002). Desvirtual.com. Disponível em http://www.desvirtual.com
__________(2002) – a- Ceci n’est pas um nike. Disponível em http://www.desvirtual.com/nike
__________(2003) – c- “Notes on the Loss of Inscription”, in: P0es1s , Berlim, literaturWERKstatt, no prelo.
_________(2002)- Liquid Texts, Leonardo Eletronic Almanac, volume 10, number 8, agosto de 2002. Disponível em http://www.desvirtual.com/thebook
__________(2003) Revista Trópico. Disponível em http://www.uol.com.br/revistatropico – acessado em 10/03/2003.
_________(2003). “Admirável Mundo Cíbrido”. In: Webjornalismos. (Geane Alzamora e André Brasil orgs.) Belo Horizonte, PUC-MG (no prelo).
_________(2003). “Admirável Mundo Cíbrido”. In: Webjornalismos. (Geane Alzamora e André Brasil orgs.) Belo Horizonte, PUC-MG (no prelo).
_________(2003). “Wireless Conditions”. In: New Media Poetics. (Thomass Swiss e Dee Morris orgs.) Cambridge, Mass, MIT Press (em preparação). Disponível em: http://www.desvirtual.com/articles/iowa/beiguelman_wireless_img02.pdf.
_________(2003). O Livro Depois do Livro. Peirópolis, São Paulo.
_________(2004). //Code_UP. http://container.zkm.de/code_up – acessado em 10/7/2006.
_________(2005).Link-se. Editora Peirópolis. São Paulo
__________.(2007) “For an aesthetics of urban transmition”, in First Monday. Peer reviewed journal on the internet. http://www.firstmonday.org/issues/special11_2/beiguelman/index.html
BELLOUR, Raymond (1990). L’entre-images. Paris: La Différence.
BENJAMIN, Walter.(1989) “La obra de arte em la época de su reproducibilidade técnica”, in Discursos Interrumpidos I, prólogo, tradução e notas de Jesús Aguirre. Madri, Taurus,
BETANCOURT, Michael (9/5/2006). 1000 Days of Theory: http://www.ctheory.net/articles.aspx?id=519
BIGHETTI, Vera Sylvia (2001/2002). Percepção e Cognição em 3D. São Paulo, CD-ROM. Disponível em http://www.artzero.net/file.htm
_________(2002) Gramatologi+tal. São Paulo, CD-ROM. Disponível em http://www.artzero.net/gramatologia.htm
_________(2004) Stereoscopy view – CD-ROM disponível em http://www.artzero.net/stereoscopyview.html
BOLTER, Jay David e Richard Grusin (2000). Remediations: Understanding New Media. Berkeley: The MIT Press
BOOTZ, Philippe (2008) Using temporal semiotics in a-media digital poetry in Computer Art Congress {CAC.2} Europia-Editado por Khaldoun Zreik e Everaldo Reyes Garcia
BOUGNOUX, Daniel (1994). Introdução às Ciências da Informação e da Comunicação. Petrópolis, RJ, Vozes.
BOURRIAUD, Nicolas (2007). Postproducción. Adriana Hidalgo Editora. Argentina
BOURRIAUD, Nicolas. Estética Relacional (2006). Adriana Hidalgo Editora. Argentina.
BRIAN, Eno, (1996) A Year with swollen appendices -Faber and Faber ltda, Londres
CAMPOS, Roland de Azevedo (2003) Arte Ciência. Afluência de signos co-moventes. Editora Perspectiva. São Paulo
CAMPOS, Haroldo de (org) (1994). Ideograma: Lógica, Poesia, Linguagem. SP, Edusp.
CANTONI, Rejane C. A. – Realidade Virtual, uma história de imersão interativa. Tese de Doutorado em Comunicação e Semiótica, PUC-SP, 2001
CARPENTER, Edmund e MCLUHAN, Marshall (1966). Revolução na Comunicação. Trad. RJ, Zahar. Original inglês.
CARROLL, Noël (1996). Theorizing the Moving Image. Cambridge: Cambridge University Press.
CERTEAU, Michel de. (1994)A Invenção do Cotidiano. Tradução de Ephraim Ferreira Alves..Petrópolis: Vozes.
CHAITIN, G.J.(1966) On the length of programs for computing finite binary sequences
Journal of the ACM.
CHION,Michel (1991)L’Audio-Vision (Son et Image au Cinéma). Nathan-Université, série «Cinéma et Image», Paris, rééd. Armand-Colin
CHOMSKY, N. (1972). Language and mind. Nova York, EUA, Harcourt Brace Jovanovich.
CLANCEY, Willian J. (1997). Situated cognition: on human knowledge and computer representations. Cambridge: Cambridge University Press.
CLARK, A. (1997). Being there. Putting brain, body, and world together again. Massachusetts, MIT Press.
COUCHOT, Edmond (1998). La technologie dans l’art. Nîmes: Jacqueline Chambon.
________ “O tempo real nos dispositivos Artísticos”. In Leão, Lucia (org.). Interlab. São Paulo: Iluminuras, 2002, p.101-106.
CRAMER, Florian. (2004)Words Made Flesh – Code, Culture, Imagination – resultado do projeto de pesquisa realizada no Piet Zwart Institute Rotterdam.
CRARY, Jonathan (1992). Techniques of the Observer. Cambridge: The MIT Press.
CRICK, F. (1994). The Astonishing hypothesis: The scientific search of the soul. Nova York, EUA, Simon & Schuster.
DAMÁSIO, António R. (1996). O Erro de Descartes. SP, Companhia das Letras.
________. (2000). O mistério da consciência. SP, Companhia das Letras.
DEACON, Terrence W. (1997). The Symbolic Species, The Co-evolution of language and the brain. Cap. 11: And the world became flesh. Nova York e Londres: W.W. Norton & Company.
DELEUZE,Giles e GUATTARI,Felix. Mil Platôs. Capitalismo e esquizofrenia. São Paulo, Editora 34,v.1-5,1995-1997.
DERRIDA J. (1993). Gramatologia. Trad. Miriam Chonauderman e Renato J. Ribeiro. São Paulo, Perspectiva.
DERRY, Mark (1996). Scape Velocity: Cyberculture at the End of the Century. Nova York, EUA, Grove Press.
DOMINGUES, Diana (1997, org.). A arte no século XXI – A humanização das tecnologias. SP, Ed. UNESP.
DOMINGUES, Diana (2000). Ciberarte: Fronteiras complexas do sentir em ambientes de pesquisa artística e científica. XIII Simpósio Brasileiro de Computação Gráfica e Processamento de Imagens. Gramado, RS, 18/10/2000.
DUBOIS, Jean et al (1973). Dicionário de Lingüística. Trad. SP, Cultrix.
ENO, Brian (1996). A Year With Swollen Appendices: The Diary of Brian Eno. Faber and Faber Ltd, Inglaterra.
ESCHER, M.C., et al., M.C. Escher, his life and complete graphic work : with a fully illustrated catalogue. 1st English-language ed. 1982, New York: H.N. Abrams
FISHWICK, Paul (2006). Aesthetic Computing. Mit Press Cambridge Massachusetts.
FONSECA, M.J.M. O erro de Descartes. Disponível em http://www.ipv.pt/millenium/ect2_mjf.htm
FOUCAULT, Michel (1988). Isto não é um cachimbo. Trad. Jorge Coli. RJ, Paz e Terra.
________ As palavras e as coisas. Trad. Salma T. Muchail. SP, Martins Fontes.
FRAGA, Tânia. Simulações estereoscópicas interativas. In: DOMINGUES, Diana. (org.). A Arte no Século XXI: a humanização das tecnologias. SP, Ed. UNESP, pp 117-25.
GALLOWAY, Alexander ( 2004 ). Protocol-How Control Exists after Decentralization . MIT Massachussetts Institute Tecnology.USA
GALANTER, Philip. Arte Generativa. Disponível em http://www.generative.net – acessado em setembro de 2002.
_________(2001) Foundations of generative art systems – a hybrid survey and studio class for graduate students. Generative Art 2001: Proceedings of the 4th International Conference. Generative Design Lab, Milan Polytechnic, Milan
GARDNER, Howard (1997). As artes e o desenvolvimento humano: um estudo psicológico artístico. Trad. Porto Alegre, RS, Artes Médicas.
GARDNER, Howard e KORNHABER, Mindy L. e WAKE, Warren K. (1998). Inteligência múltiplas perspectivas. Trad. Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre, RS, Artes Médicas. Original inglês.
GIANETTI, Claudia, Endo-Aesthetics. http://www.mediaartnet.org/themes/aesthetics_of_the_digital/endo-aesthetics/
GIANNACHI, Gabriela (2004). Virtual Theatres: an Introduction. Londres: Routledge.
GELL-MANN M. (1995). What is complexity? Complexity – John Whiley and Sons.
GIBSON, James J. (1950). The Perception of visual world. Boston, Houghton Mifflin.
GRAU, Oliver (2003). Virtual Art. From Illusion to Immersion. Cambridge: The MIT Press.
GUATTARI, Félix (2000). Caosmose – um novo paradigma estético. Trad. Oliveira, Ana Lucia e Leão, Lucia Claudia. Editora 34. Rio de Janeiro.
________ (2000). Micropolítica: cartografias do desejo. Trad. Petrópolis, RJ, Vozes. Original francês.
GUATTARI, Félix e ROLNIK, Suely (1998). Micropolítica – O Inconsciente Maquínico – ensaios de esquizo análise. Editora Papirus.
HANSEN, Mark (2004). New Philosophy for New Media. Cambridge: The MIT Press.
HAYLES, Katherine N. (2002). Writing Machines. The MIT Press.
HOLTZMAN, Steven (1998). Digital Mosaics: The Aesthetics of Cyberspace. Touchstone Rockfeller Center, NY.
HUIZINGA, Johan (1993). Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. Trad. João Paulo Monteiro. SP, Perspectiva. (Estudos 4). Original alemão.
ITAÚ CULTURAL – Emoção art.ficial 4.0- http://www.itaucultural.org.br/index.cfm?cd_pagina=2825
JAMESON, Frederic (2005). Postmodernism, or, The Cultural Logic of Late Capitalism. Duke University Press, Durham, North Carolina.
JENKINS, Henry (2005). Game Design as Narrative Architecture. Disponível em http://web.mit.edu/cms/People/henry3/games&narrative.html
JOHNSON, Steven (2001). Emergência. Jorge Zahar Editor, Rio de Janeiro.
________ (2001). A Cultura da Interface. Trad. Maria Luiza X. de A Borges. Jorge Zahar Editor, Rio de Janeiro.
KAC, Eduardo (2007). Holopoésie – Collection Biennale Internationale des Poètes en Val de Marne. Action Poétique/Kibla – Les Belles Lettres.
________ (2007). Signs of Life: Bio Art and Beyond. Leonardo Books.
________ Disponível em htttp://www.uky.edu/FineArts/Art/Kac/Kachome.htm
KOLMOGOROV, A.N.,(1995) Three approaches to the quantitative definition of
information. Problems in Information Transmission.
KOSSLYN, Stephen M. (1997). Mental Imagery. Editado por Michael Gazzaniga. Massachusetts, EUA, The MIT Press.
LADDAGA, Reinaldo (2006). Estética de la emergência. Adriana Hidalgo Editora, Buenos Aires, Argentina.
LANDOW, George P. (1995). Hipertexto. Barcelona, Paidós Ibérica.
LAURENTIZ, Silvia (1999). Imagens Animadas, estruturas dinâmicas analisadas a partir de princípios semióticos. São Paulo, 1999. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica). PEPG em Comunicação e Semiótica, PUC – SP.
LEÃO, Lucia (1999). O labirinto da hipermídia. Arquitetura e navegação no ciberespaço. São Paulo, Iluminuras.
LEMOS, André. O Sujeito e os Chats. Disponível em http://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/404nOtF0und/404_13.htma – acessado em novembro/2002.
LÉVY, Pierre (1999). Cibercultura. Trad. Carlos Irineu da Costa. SP, Ed. 34. Original francês.
LOTMAM, Iuri. A estrutura do texto artístico. Trad. M. Carmo V. Raposo e A. Raposo. Lisboa, Estampa. Original russo.
LOVEJOY, Margot (2004). Digital currents: art in the eletronic age. Routledge Taylor & Francis Group, Nova York e Londres.
MACHADO, Arlindo (1997). Hipermídia: o labirinto como metáfora. In: DOMINGUES, Diana. (org.). A Arte no Século XXI: a humanização das tecnologias. SP, Ed. UNESP, pp 144-54.
________(2001) O Quarto Iconoclasmo e outros ensaios hereges. Marca d’Agua Livraria e Editora. Rio de Janeiro
________”Poéticas da transmissão ao vivo. A televisão levada a sério.” São Paulo: SENAC, 2003.
MANOVICH, Lev. (2000)“The language of New Media”. Cambridge (MA): MIT Press, 2000.
________ (2002/2003). Articles. Disponível em http://www.manovich//net. Acessado em agosto/2002.
MCLUHAN, Marshall (1967). O meio é a mensagem. Nova York, Bantam Books.
MELLO, Christine. “Imagens Vivas”, in: revista Trópico. http://p.php.uol.com.br/tropico/html/textos/1645,1.shl
MINK, Z.G. (1989). O conceito de texto e a estética simbolista. In: LOTMAN, I. e USPENSKII, B. e IVANOV, V. (org.) Ensaios de semiótica soviética. Trad. V. Navas e S. T. Menezes Lisboa, Horizonte. Original russo.
MORRIN, Edgar (1999). A cabeça bem feita. Trad. Eloá Jacobina. RJ, Bertrand Brasil / BCD União de Editoras. Original francês.
MOSER, Mary Anne (ed.). Immersed in Technology. Art and Virtual Environments. Cambridge: The MIT Press.
MUNSTER, Anna (2006). Materializing New Media: Embodiment in Information Aesthetics. Interfaces: Studies in Visual Culture. University Pressof New England- USA
MURRAY, Janet (2003). Hamlet no Holodeck. O futuro da narrativa no ciberespaço. Editora UNESP. São Paulo.
NANARD, J., NANARD, M. (1995). Text Design Environments and the Hypertext Design Process. Communications of the ACM, v. 38, n. 8, pp 49-56.
NEWSOME, William T. (1997). Conversation in the Cognitive Neurosciences. Ed. Michael Gazzaniga. EUA, The MIT Press.
OLIVEIRA, Ana Claudia Mei Alves de e BRITO, Yvana Fechine (1998 ed.). Semiótica da Arte. SP, Hacker / Centro de Pesquisa Sociossemióticas (PUC/SP /USP /CNRS Paris).
PAUL, Christiane (2006). Digital Art (World of Art). Thames & Hudson. EUA.
PLAZA, Júlio e TAVARES, Mônica (1998). Processos criativos com os meios eletrônicos: poéticas digitais. SP, Hucitec.
PLAZA, Julio G. Arte Acaso Arte e Interatividade: Autor-Obra-Recepção. Disponível em http://www.plural.com.br/plaza/texto01.htm – acessado em 2003.
PONTY, Maurice Merleau (1999). Fenomenologia da percepção. Trad. SP, Martins Fontes. Original francês.
POSNER, Roland (1998). Anais do 25º Simpósio da Escola Semiótica de Tartu. Moscou.
REGO, Teresa Cristina (1995). Vygotski: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis, RJ, Vozes.
SAFRA, Gilberto (1999). As faces da estética do self: teoria e clínica. SP, Unimarco.
SANTAELLA,Lucia (2007) Linguagens Líquidas na era da mobilidade, São Paulo, Paulus
________(2004). Por que as comunicações e as artes estão convergindo? São Paulo, Paulus.
________ (2003). Culturas e Artes do Pós-humano. São Paulo, Paulus.
SANTOS, Jair Ferreira dos (2000). O que é Pós-Moderno. SP, Brasiliense. (Princípios 165).
SOLLFRANK, Cornélia (2004) Net.art generator. Verlag für moderne Kunst, Nürnberg.
SOLOMONOFF , R.J..(1994) A formal theory of inductive inference, Part I and Part II.
Information and Control.
SOMMERER, C. e MIGNONNEAU, L. (1997). “Interacting with Artificial Life: A-Volve”, In: Complexity Journal. New York: Wiley, Vol. 2, No. 6
________SOMMERER, C. e MIGNONNEAU, L.. e LOPEZ-GULLIVER, R. (1999). “LIFE SPACIES II: from text to form on the Internet using language as genetic code”, In: Proceedings of the 9th International Conference on Artificial Reality and Tele-Existence (ICAT’99), Tóquio: Virtual Reality Society
SONTAG, Susan (2005). Estilos radicales. Suma de Letras Argentina.
SPROTT, Julien C. (1993). Strange Attractors, Creating Patterns in Chaos. M&T Books.
STERLAC (Stelios Arcadiou) Parasite performance and The Metaboy. CD Disponível em http://merlin.com.au/stelarc. Acessado em agosto/2002.
STERNBERG, Robert J. (2000). Psicologia Cognitiva. Porto Alegre, RJ, Artes Médicas Sul.
TEIXEIRA, João de Fernandes (2000). Mente, cérebro e cognição. Petrópolis, RJ, Vozes.
VAN GELDER, T. (1995). Mind as motion. Cambridge, Massachusets, EUA, The MIT Press.
VEROSTKO, Roman (2002). Algorithmic Art Composing the Score for Visual Art – disponível em http://www.verostko.com/algorithm.html
VIRILIO, Paul (1999). A Bomba Informática. Trad. Luciano Machado. Estação Liberdade.São Paulo
________(1999). O Espaço Crítico. Tradução: Paulo Roberto Pires. São Paulo, Editora 34.
WARD, Adrain. Generative art – disponível em http://www.generative.net – acessado em setembro/2002.
WARDRIP-FRUIN, Noah e Pat Harrigan (2004). First Person: New Media as Story, Performance, and Game. Cambridge: The MIT Press.
WARTOFSKY, M. W.. (1979). Perception, Representation, and the forms of Action: Towards an Historical Epistemology. In M. Wartofsky (Ed.), Models: Representation and the Scientific Understanding. Dordrecht: Reidel.
WEIBEL, P. (2004). “La Imagen Inteligente: ¿Neurocinema o cinema cuántico?” Parte 5 do Seminário Arte Algorítmico. De Cézanne a la Computadora, ministrado por Peter _____Weibel e organizado por UNESCO e MECAD/ESDi. Disponível em http://netart.incubadora.fapesp.br/portal/referencias/doc2/document_view
________ “The World from Within—Endo & Nano. Over and Beyond the Limits of Reality”, in The World from Within, Endo & Nano, Ars Electronica 92, Karl Gerbel/Peter Weibel (eds.), Linz, 1992.
WILSON, Stephen (2002). Intersection of art, science and technology. MIT Press. Cambridge, Massachusetts Institute of Technology, Londres.
YOUNG M.P. e YAMANES, S. (1992). Sparse population- coding of faces in the inferotemporal córtex. Science. Cambridge, EUA, MIT Press.
Banco de dados
BANCOS DE DADOS WIKIPEDIA. Disponível em: < http://www.wikipedia.org/>. Acesso em: 15 maio 2007.
EU-GENE Lista de discussão eu-gene generative art disponível em http://www.generative.net/mailman/listinfo/eu- ais. Lista de discussão de arte generativa. Disponível em: < http://www.generative.net/pipermail/eu-gene/>. Acesso desde junho 2004/2008.
G R A T I N- Groupe de Recherches en Art et Technologies Interactives et/ou Numériques Research Group in Interactive and/or Digital Art and Technology. http://www.gratin.org/
Homepage institucional e pessoal
10×10 JONATHAN, Harris. Disponível em, http://tenbyten.org/10×10.htmlI acessado em abril 2008
Generator.X. Desenvolvido por WATZ, Marius e BARCLEY Atle..Ambiente das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação como plataforma para estudos e exibições em arte generativa e design -. Disponível em: < http://www.generatorx.no/generatorx-about-20/>. Acesso em março 2005
Itaú Cultural – São Paulo. [2008] Emoção art.ficial 4.0- Disponível em http://www.itaucultural.org.br/index.cfm?cd_pagina=2825. Acessado em junho 2008
Projeto Community of words de LAURENTIZ, Silvia e GABRIEL, Martha .São Paulo ( 2005). Disponível em <http://www.ociocriativo.com.br/guests/laurentiz/>. Acessado em 13/07/2008
Projeto Op-era, São Paulo [ 2006] CANTONI, Rejane e KUTSCHAT, Daniela. Disponível em http://www.op-era.com/index_port.htm. Acessado em junho 2008
Projetos Desvirtual. São Paulo, [2001]. BEIGUELMAN, Giselle. Disponível em: <http://www.desvirtual.com>. Acesso em 15 de março 2005.
Projetos de SIMS, Karl l. MIT. Disponível em: < http://www.karlsims.com/>. Acesso em 19 de setembro 2005
Projetos de SOMMERER,Christa e MIGNONNEAU, Laurent.Disponível em < http://www.interface.ufg.ac.at/christa-laurent/> acessado em outubro2006
Projetos de ANDREWS,Jim Disponível em <http://www.vispo.com/rhizome/a/index.htm> acessado em 2005/2008
Projetos de KAC, Eduardo Disponível em < http://www.ekac.org> acessado em 2005/2006
Projetos e textos de GALANTER, Philip. Disponível em http://www.philipgalanter.com/. Acessado em 2006
(2003) What is Generative Art? Complexity Theory as a Context for Art – Theory Philip Galanter, BA, MFA Interactive Telecommunications Program, New York University, New York, USA. Papers do GA2003 Disponível em http://www.philipgalanter.com/downloads/ga2003_paper.pdf
WEIBEL, Peter.SOBRE LA HISTORIA Y LA ESTETICA DE LA IMAGEN DIGITAL.LA IMAGEN INTELIGENTE: ¿NEUROCINEMA O CINEMA CUÁNTICO? http://217.76.144.68/archivos/_20/ html/mobligatorio/00015/ html/weibel_frameset_session5.htm. Parte 4/5 do Seminário “Arte Algorítmico. De Cezane a la Computadora”, ministrado por Peter Weibel e organizado por , UNESCO y MECAD/ESDi. Acessado em 20/07/2004
CRAMER, Florian – WORDS MADE FLESH-Code, Culture, Imagination. Piet Zwart Institute Media Design Research.
Disponível em http://pzwart.wdka.hro.nl/mdr/research/fcramer/wordsmadeflesh/
Tropico Revista on-line da UOL:
Bambozzi, Lucas. “O Fenômeno da Manipulação de Imagens”, in: revista Trópico. <http://p.php.uol.com.br/tropico/html/textos/2555,1.shl >.
Bastos, Marcus. “O grande vídeo”, in: revista Trópico. 31 de ago. de 2005. <http://p.php.uol.com.br/tropico/html/textos/2639,1.shl>
_______ “Cultura Sampler”, in: revista Trópico. 30 de abr. de 2003. <http://p.php.uol.com.br/tropico/html/textos/1626,1.shl>